Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

T-Mac e The Answer retiram-se da Nba




Em menos de uma semana dois dos mais talentosos da última década da Nba, Allen Iverson e Tracy McGrady anunciaram o seu abandono oficial 

The Answer revolucionou o jogo e apesar de não ter conquistado nenhum anel, o seu legado ficará marcado para sempre no imaginário de muitos fãs espalhados pelo mundo. O seu estilo de jogo desconcertante, os seus dribles imprevisíveis fizeram muitos miúdos e graúdos sonharam, demonstrando que a “limitação” da altura não é um obstáculo para singrar na Nba.





Foi pelos Sixers, equipa pelo qual foi escolhido no Draft de 1996 com a 1ª Escolha, que alcançou maior notoriedade ao longo de mais de 10 anos, sendo que ainda teve passagens pelos Nuggets, Pistons e Grizzlies, contando ainda com uma breve passagem pelo basquetebol europeu ao serviço do Besiktas da Turquia.

Ao longo dos 13 anos de carreira coleccionou distinções dos quais se destacam, Rookie do ano em 1997, 11 selecções para o All Star Game e dois prémios de Mvp,  4 vezes melhor marcador da Nba ( 1999,2001, 2002 e 2005), jogador mais valioso de 2001, entre outras.







Por sua vez Tracy Mcgrady, ou T-Mac como ficou conhecido também anunciou a sua retirada da Nba após disputar as finais de 2013 pelos Spurs ainda que num papel muito reduzido ao que patenteou no seu auge, onde se cotou com uma dos mais virtuosos jogadores, com habilidades ataques de grande nível, sendo considerado pelos seus adversários um dos mais difíceis de defender.

Foi draftado directamente do Liceu pelos Toronto Raptors em 1997 (9º Escolha) onde actuou ao lado do seu primo Vince Carter. No entanto foi nos Orlando Magic que viveu a sua melhor fase, tornando-se por duas vezes melhor marcador em 2003 e 2004. Posteriormente seguiu-se uma passagem pelos Rockets ao lado de Yao ming, onde as lesões não o deixaram atingir um nível condizente com o seu talento. Já numa fase descendente da carreira e sem a explosividade de outrora, jogou por Knicks, Pistons, Hawks e finalmente Spurs.

T-mac finaliza a sua carreira na Nba, ainda que exista a possibilidade de Jogar mais uma época na Liga chinesa com médias de 19,6 pontos, 5,6 ressaltos e 4,4 assistências por jogo e ainda sete presenças  no jogo das estrelas.


Numa época onde outros dois "pesos pesados" anunciaram a sua despedida, Jason Kidd e Grant Hill, a Nba fica "órfã" de outros dois jogadores que marcaram uma geração, pelo seu virtuosismo e habilidade deixarão saudades a todos os aficionados da Nba.