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sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A crise do Basquetebol Português II



No post anterior sobre esta temática A Crise do Basquetebol Português, foquei-me nos problemas de gestão da Fpb, nomeadamente ao nível da divulgação e promoção da modalidade. Contudo esta tarefa não deve ser apenas da exclusiva responsabilidade desta organização, os clubes nacionais também devem planear e executar acções com o mesmo intuito. 

Em tempos de profunda crise da modalidade o papel dos clubes e associações desportivas assume maior importância, no entanto como é verificável ao nível da LPB, que supostamente deveria ser o nível mais avançadas das competições seniores em Portugal, muito pouco são os clubes que apresentam uma estratégia de marketing para a promoção das suas actividades, sendo facilmente mencionável uma serie de carências:


  • Inexistência de site/Blog actualizado diariamente acerca das actividades do clube;
  • Poucas iniciativas de interacção com a comunidade para promoção da modalidade;
  • Falta de um departamento de marketing;
  • Escassa utilização das novas tecnologias, como redes sociais;              
  • Ausência de dinamização dos intervalos e tempos mortos durante os encontros;
  • Carência de promoções e campanhas especiais de aquisição de ingressos, bem como maiores vantagens para os seus associados;
  • Escolha inadequada dos horários dos jogos;
  • Fraca correlação entre o basket sénior e os basket de formação;
  • Promoção insuficiente da modalidade em públicos mais jovens;
  • Colaboração diminuta com empresas e outras identidades locais;


Claro que em tempo de crise financeira, não é fácil para a maioria dos clubes que apresentam muitas dificuldades investirem alguns fundos em acções de promoções da modalidade, no entanto é facilmente perceptível que este mesmo investimento poderá num futuro próximo ter um retorno significativo. Com a promoção das suas actividades, os clubes irão despertar maior interesse na modalidade, cativando novos adeptos e consequentemente maiores receitas a nível de bilheteira, um das principais fontes de rendimento.
Só aumentando os adeptos da modalidade é possível inverter esta tendência negativa e gerar maiores receitas financeiras que possibilitam aos clubes maior capacidade financeira para contratar e formar melhores jogadores bem como possuir melhores infra estruturas e moldura humana de apoio.