No post anterior
sobre esta temática A Crise do Basquetebol Português, foquei-me nos problemas de gestão da Fpb, nomeadamente ao
nível da divulgação e promoção da modalidade. Contudo esta tarefa não deve ser
apenas da exclusiva responsabilidade desta organização, os clubes nacionais
também devem planear e executar acções com o mesmo intuito.
Em tempos de profunda crise da modalidade o papel dos clubes
e associações desportivas assume maior importância, no entanto como é
verificável ao nível da LPB, que supostamente deveria ser o nível mais
avançadas das competições seniores em Portugal, muito pouco são os clubes que
apresentam uma estratégia de marketing
para a promoção das suas actividades, sendo facilmente mencionável uma serie de
carências:
- Inexistência de site/Blog actualizado diariamente acerca das actividades do clube;
- Poucas iniciativas de interacção com a comunidade para promoção da modalidade;
- Falta de um departamento de marketing;
- Escassa utilização das novas tecnologias, como redes sociais;
- Ausência de dinamização dos intervalos e tempos mortos durante os encontros;
- Carência de promoções e campanhas especiais de aquisição de ingressos, bem como maiores vantagens para os seus associados;
- Escolha inadequada dos horários dos jogos;
- Fraca correlação entre o basket sénior e os basket de formação;
- Promoção insuficiente da modalidade em públicos mais jovens;
- Colaboração diminuta com empresas e outras identidades locais;
Claro que em tempo de crise
financeira, não é fácil para a maioria dos clubes que apresentam muitas
dificuldades investirem alguns fundos em acções de promoções da modalidade, no
entanto é facilmente perceptível que este mesmo investimento poderá num futuro
próximo ter um retorno significativo. Com a promoção das suas actividades, os clubes
irão despertar maior interesse na modalidade, cativando novos adeptos e
consequentemente maiores receitas a nível de bilheteira, um das principais
fontes de rendimento.
Só aumentando os adeptos da
modalidade é possível inverter esta tendência negativa e gerar maiores receitas
financeiras que possibilitam aos clubes maior capacidade financeira para
contratar e formar melhores jogadores bem como possuir melhores infra estruturas
e moldura humana de apoio.