Páginas

sábado, 8 de dezembro de 2012

Quando a cabeça não acompanha o talento! JaVale McGee



Em todos os desportos se assiste a casos em que por vezes a capacidade psicológica (Ou falta dela) do desportista não consegue ser o suporte base do seu talento e como tal este não é aproveitado de forma mais adequada. E a Nba não é excepção, existem vários casos em que é possível verificar esta situação. Um dos mais clarividentes é o de JaVale McGee.

 No geral os adeptos reconhecem que é um dos jogadores com maior potencial da sua posição, possui capacidades físicas extraordinárias e invulgares para um jogador do seu tamanho, das quais podemos destacar a sua agilidade, impulsão ou envergadura. Toda esta capacidade atlética que possui confere-lhe uma habilidade defensiva ao nível do ressalto ou desarme de lançamento. A nível ofensivo o seu jogo ainda se apresenta pouco desenvolvido, sendo que a maioria dos seus pontos são provenientes e ressaltos ofensivos ou alley-oops. No entanto e apesar de todas estas capacidades excepcionais a sua estrutura mental ainda não está preparada para o fazer avançar para um próximo patamar, pois é muito inconstante, tanto é capaz do melhor como comete erros de principiante, inadmissíveis para este nível de competição, alias são inúmeros os vídeos com os seus erros e jogadas caricatas dentro de campo.


 Apesar de tudo isto é de realçar que ainda é muito jovem, com bastante capacidade de progressão e potencialização do seu talento, alem de que agora abraçou uma nova etapa numa equipa estável e como um treinador experiente, que poderá incutir nele algum "juízo" e funcionar como um tutor. Em suma, caso o seu talento seja acompanhado por um capacidade psicológica que o sustente, podemos ter aqui um caso serio de sucesso, caso contrário daqui a uns anos iremos falar de mais uma jovem promessa que não desenvolveu todo o seu potencial e se tornou num jogador mediano.



                                          Algumas demostrações do seu potencial!



                                          A falta de capacidade psicológica!