Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Miami Heat, o alvo a abater!



O ano de 2010 na Nba ficou marcado pela Off season devido a quantidade de grandes jogadores disponíveis, dos quais desde logo surge á cabeça LeBron James. Era um ano importante e que poderia mudar o rumo de varias franquias, a especulação era constante e eram vários os cenários possíveis para o futuro de algumas super estrelas. Depois de todo o mediatismo, um dos free agents mais importantes (Senão o mais) anunciava ao mundo que iria abandonar a sua terra natal, o Ohio e a equipa que o acolheu quando foi seleccionado na 1ª Posição do draft de 2003, os Cleveland Cavaliers, para se juntar a Dwyane Wade e Chris Bosh nos Miami Heat

Apesar da grande polémica envolta nesta decisão, era quase consensual que este novo trio poderia criar uma nova era vitoriosa na Nba, no entanto tal não se verificou de imediato. A primeira época foi marcada por altos e baixos, no entanto com maior ou menor grau de dificuldade conseguiram almejar a tão desejada final. A aguerrida equipa dos Dallas Mavericks era vista com o menos “favorita”, mas acabaria por destronar o Big Three de Miami.

A época seguinte era vista como “uma prova de fogo”, será que os Heat iriam fracassar de novo? Ou iriam demonstrar toda a sua qualidade e vencer a competição?
A fase regular decorreu com naturalidade, a equipa manteve-se na parte cimeira da conferência Este, contudo muitas dúvidas pairavam sobre forma como iriam reagir á pressão na fase crucial da temporada, os Playoffs. Após a lesão de Derrick Rose, os Chicago Bulls até então principais opositores da luta pelo Titulo da Conferência Este, viram as suas expectativas fortemente afectadas e quando se pensava que iria ser um “passeio”, surgem os Pacers e os Celtics que obrigaram a equipa do sul da florida, liderada por LeBron James a jogar ao máximo das suas capacidades para chegaram á final. Na derradeira serie, surgem os jovens “Thunders” que assistem a uma demostração clara da força dos Heat, sendo arrasados por 4-1. Estava assim conquistado o 2º título da historia da franquia e o 1º após a junção do trio fantástico.

Neste início de época apresentam-se muito fortes a nível ofensivo e fazem uso dos seus pontos fortes como a exploração da transição rápida e da capacidade de penetração para o cesto de LeBron James e Dwyane Wade que quando não finalizam as jogadas assistem os seus companheiros livres de marcação para lançamentos sem oposição em virtude da dupla defesa que os defensores exercem. Ao nível da selecção de lançamento, estão irrepreensíveis e lideram a liga em percentagem de lançamentos de campo (49,8%) Bem como lançamento de 3 pontos (41%), onde apresentam uma serie de jogadores com elevada capacidade como Mike Miller, Mario Chalmers, Shane Battier e ainda Ray Allen, uma das trocas mais sonantes da Offseason que apesar da idade ainda apresenta muito Basket para dar, agora no papel de 6th Man. Apesar de ainda apresentaram algumas lacunas no jogo interior, onde apenas Chris Bosh e Udonis Haslem são opção validas, ao longo destes dois anos de consolidação, adaptaram-se a essas circunstâncias e tirando partido de outras vertentes do seu jogo.  


A Nível defensivo, aquela que era uma das melhores defesas da competição no ano anterior (92.5 pontos sofridos por jogo), esta época não está tão eficiente e os seus processos defensivos ainda não estão tão consolidados, sendo apenas a 15ª melhor com 97.4 pontos sofridos por jogo. Outro dos quesitos em que não estão tão fortes é a nível do ressalto onde tiveram um decréscimo no número de ressaltos por jogo de 41.6 para 38.7. Apesar destas componentes ainda não estarem tão desenvolvidas, é crível que com o decorrer da época e com melhores níveis físicos dos jogadores, a equipa volte a exercer uma defesa “sufocante”.

Em suma após tirarem a pressão da conquista do primeiro título, os Miami Heat apresentam-se como os principais candidatos ao título e é perceptível que tudo depende da forma com encarem os jogos e consigam mostrar todas as suas capacidades e se assim o fizerem torna-se muito difícil para os seus opositores impedirem a conquista do segundo título consecutivo. Apresentam, o que para maioria dos seguidores da Nba é o melhor jogador da actualidade, LeBron James, Dwyane Wade que em forma é um dos jogador Top 5, Chris Bosh que é um dos melhores Power forward e ainda uma serie de jogadores complementares de excelente qualidade, alem de uma forma peculiar de jogo que quando é explorada ao máximo é muito difícil de ser batida, como ficou demonstrado nos Playoffs da época anterior, em que conquistaram categoricamente o titulo.

                                             
                                                 Quem conseguirá bater esta equipa?