Páginas

domingo, 30 de dezembro de 2012

Os melhores do Ano


Agora que estamos prestes a terminar o ano e depois de 12 meses repletos de grandes momentos de basquetebol, chegou a altura de escolher os destaques induviais e colectivos a nível internacional.

Melhor Jogador:  LeBron James
O ano de 2012 foi claramente o ano de LeBron James, fez uma temporada sensacional na Nba conquistando, finalmente, o tão desejado titulo e ainda arrecadando as distinções de MVP da temporada regular e das finais. A juntar a isto, ainda conquistou a medalha de ouro pela sua selecção nos jogos olímpicos de Londres 2012. Foi uma temporada histórica e digna da sua alcunha de “King”, igualando um feito preconizado por Michael Jordan, em 1992, quando conquistou os títulos da Nba, Ouro Olímpico com a Dream Team, MVP da fase Regular e das Finais.




Melhor Jogador Jovem: Kyrie Irving

O maior destaque no que se refere a jovens jogadores foi o Point Guard dos Cavaliers. Kyrie é visto como um dos mais promissores jogadores da sua geração e um dos pilares da reconstrução da sua equipa após a saída de LeBron James. No ano de 2012 venceu o premio de Rookie Of Tthe Year e espera-se que num futuro próximo poderá ser uma das estrelas da liga, pois as suas qualidades são inegáveis.




Melhor Equipa: Seleção Olímpica dos EUA/ Miami Heat

Neste ano os Miami Heat após o insucesso do ano anterior, conseguiram demonstrar toda a sua qualidade e conquistaram o seu primeiro titulo após a formação do Big Three ( LeBron, Wade e Bosh). Depois um fase regular com algumas desconfianças em relação á forma como a equipa iria reagir, nos playoffs foi possível ver uma resposta muito positiva de todos os seus jogadores, não apenas do famoso trio, e este foi também um dos factores que mais contribuíram para o sucesso da franquia do sul da Flórida. Uma menção também para Erik Spoelstra, o seu treinador que soube explorar da melhor forma a equipa e leva-la ao sucesso.



A equipa olímpica dos EUA foi também um dos destaques deste ano pela conquista do título olímpico. Apesar de algumas lesões de jogadores importante e de algumas “debilidades” no jogo interior, a equipa americana, mais uma vez, demonstrou que é a melhor do mundo e em todas as competições que entra sabe-se que é sinónimo de basket espectáculo.

 

 Uma menção honrosa ainda para o Olympiakos que conquistou a sua 2ª Euroliga, a competição mais importante do velho continente.



Melhor Treinador: Erik Spoelstra

 Esta foi a escolha mais difícil no entanto optei pelo treinador dos Miami Heat. Apesar de muito criticado, tem sabido gerir de forma equilibrada o protagonismo dos três principais jogadores e montou uma equipa forte que soube contornar todos os momentos complicados e algumas fraquezas na construção do plantel e almejar o sucesso, conquistando o título da Nba. Não se chega a campeão por acaso e Spoelstra teve que trabalhar conjuntamente com a restante equipa técnica para tirar o melhor de cada jogador e obter o sucesso colectivo e nisso há que lhe dar mérito
 


E para vôces quais foram os destaques do ano a nivel internacional?